Código de Ética

A Algoes torna público o seu Código de Ética, com o objetivo de confirmar os princípios e valores que têm nos guiado ao longo de nossa história e de revitalizá-los em nossos desafios. Acreditamos que a nossa reputação, construída ao longo de gerações, é fruto de disciplina e trabalho árduo na defesa de nossos valores e na continuidade dos negócios. A identificação e a aderência de cada um de nós à cultura corporativa - Missão, Visão e Valores, são indispensáveis para que a ALGOES assegure a continuidade na busca pela excelência do seu sistema de gestão. Este Código de Ética rege a conduta de todos os colaboradores e representantes legais da ALGOES, tornando explícito o padrão de comportamento esperado na relação com nossos clientes, colegas de trabalho e parceiros comerciais.

Propósito geral de conduta
A ÉTICA é o ideal de conduta humana, que orienta cada indivíduo sobre o que é bom e correto, direcionando sua vida em relação a seus semelhantes, visando o bem comum. A ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer), como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer). Nossas preocupações diárias com a eficiência, os valores, a competitividade e a lucratividade não podem nunca prescindir um comportamento ético e somente por meio de uma atuação ética, com respeito pelas pessoas, pelas comunidades onde atuamos e pelo meio ambiente manteremos a confiança e o reconhecimento do mercado. O Código de Ética e de Responsabilidade Social descreve os padrões de comportamento adotados pela ALGOES e abrange todos independentemente de cargo ou função. Ele nos guia na busca da realização dos valores, da visão e da missão da empresa.

Valores e compromisso
Valores e ética são os pilares de sustentação e crescimento da nossa empresa. Temos uma visão de longo prazo e acreditamos que o sucesso e a qualidade da empresa dependem da conduta ética e responsável de todos. Nosso compromisso é manter um ambiente de trabalho livre de discriminações. Dessa forma, recrutamos, selecionamos e admitimos pessoas com base em suas qualificações individuais e as conscientizamos a desenvolver um trabalho de forma segura utilizando, corretamente, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e comunicando os acidentes ou incidentes, que possam comprometer a coordenação motora ou o estado psíquico. Como parte do nosso compromisso com a não discriminação, não iremos tolerar atos de hostilização, assédio moral, sexual ou profissional para com os nossos colaboradores, vindos de quem quer que seja, incluindo diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, prestadores de serviços, colegas de trabalho, visitantes, fornecedores ou clientes. Esperamos o comprometimento dos nossos colaboradores não somente com os objetivos da empresa, mas também com os valores que compõem a nossa identidade. Esta identidade é formada a cada dia por comportamentos e atitudes.

Nossa política
A Política da empresa proíbe discriminações, por ser uma conduta indesejável e inapropriada ao ambiente de trabalho, com base na cor da pele, raça, religião, orientação sexual, nacionalidade e limitação física ou mental, idade ou qualquer outra consideração que se faça ilegal por meio das leis federais, estaduais ou locais e compromete proteger a confidencialidade dos funcionários. A Política da empresa proíbe a contratação de colaboradores com idade inferior a 18 anos, com exceção de contratação realizada por meio de programas governamentais ou de iniciativa privada, como o “Menor Aprendiz”, “Primeiro Emprego” ou similares.

Código de ética Algoes
Foi estabelecido em nosso código de ética, que a Algoes Indústria e Comércio de Plásticos Ltda, é uma empresa que oferece igualdade de oportunidades a seus colaboradores e prioriza o desenvolvimento do ser humano. A aplicação consciente e racional dessas diretrizes propiciará, seguramente, o alcance da excelência da qualidade em todos os sentidos, ao mesmo tempo em que constituirá, nas mãos de todos os colaboradores, um instrumento para o seu próprio desenvolvimento.

Princípios do código de ética

Pessoas
  • Agir com cordialidade: tratar as pessoas da mesma maneira como gostaríamos de ser tratados;
  • Saber ouvir: acolher e respeitar opiniões contrárias ou divergentes com relação ao trabalho e promover a interação constante com parceiros de departamento, colegas e equipe;
  • Ser gentil nos relacionamentos;
  • Estar aberto ao diálogo: respeitar outras ideias e pontos de vista. Esforçar-se em fazer o que é correto;
  • Compartilhar informações que contribuam para o conhecimento dos colegas, crescimento profissional da equipe e melhoria dos resultados;
  • Não ocultar os erros. Erros são excelentes oportunidades de melhoria;
  • Usar o bom senso e a polidez nos relacionamentos, para resolver situações difíceis,
  • Respeitar e preservar as informações confidenciais e estratégicas da empresa, mesmo se deixar de ter vínculo empregatício;
  • Participar com pontualidade e dedicação aos compromissos assumidos, inclusive aos treinamentos oferecidos,
  • Não exercer nenhuma atividade em outras organizações, que conflite em qualquer sentido (natureza, propósito ou tempo) com suas atividades;
  • Agir em conformidade com as normas de segurança, não se expondo ou a outros á situações de risco;
  • Não fazer ou permitir propaganda política ou comercial, assim como pregações religiosas nas dependências ou em nome da empresa,
Benefícios
  • Não aceitar, obter, financiar, custear, conceder, pagar, prometer, patrocinar ou autorizar, direta ou indiretamente, qualquer benefício em favor próprio ou de quem quer que seja, que possa representar relacionamento impróprio;
  • Não pagar nem receber propinas, assim como não se envolver ou tolerar ato de corrupção sob nenhuma hipótese.
Clientes
  • Ouvir e considerar críticas, sugestões e dúvidas e respondê-las com profissionalismo e agilidade;
  • Pautar todo o relacionamento com os clientes pela honestidade e idoneidade;
  • Buscar satisfação do cliente, entregando produtos de qualidade, respeitando as especificações, leis e regulamentos e protegendo as informações confidenciais.
Fornecedores e Parceiros de Negócios
  • Compartilhar os valores e promover o desenvolvimento sustentável e o trabalho digno em um ambiente seguro;
  • Realizar contratações imparciais e transparentes, selecionando empresas que não utilizem trabalho infantil, que garantam ambiente seguro e respeitem os princípios éticos definidos nesse código.
Meio Ambiente
  • Usar de forma responsável os recursos e dispor de forma apropriada os resíduos gerados, contribuindo para a preservação do meio ambiente;
  • Comprometer-se com a preservação do meio ambiente e agir com responsabilidade social e respeito à dignidade humana;
  • Cumprir a legislação ambiental de acordo com as normas vigentes e as determinações do sistema de gestão ambiental definido pela empresa.

Responsabilidade social
Prezamos pela qualidade do ambiente de trabalho, respeitando os direitos legais vigentes e praticando nossos valores. Desta forma, temos instituída a POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, na qual a ALGOES compromete-se:

  • Não praticar discriminação em função de etnia, origem, gênero, orientação sexual, classe social, convicção política, ideológica, crença religiosa, condição de sindicalização, condição de portador de necessidades especiais, estado civil ou idade;
  • Respeitar o direito de livre associação sindical e de negociação coletiva;
  • Não tolerar o trabalho infantil entre seus colaboradores e tomar medidas reparadoras caso constatar que essa prática está sendo utilizada por empresas de seu relacionamento;
  • Não apoiar a utilização de trabalho forçado e compulsório;
  • Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inclua acesso a água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança individuais e coletivos e treinamento para o seu uso, tomando medidas adequadas para prevenir acidentes;
  • Respeitar o horário de trabalho e assegurar a remuneração;
  • Definir e manter um sistema de gestão.


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